Com o estudo de aeromodelismo e construção de aeroplanos não tripulados, pode-se perceber que um material muito utilizado é a madeira Balsa, com baixa densidade, sendo considerada uma madeira "leve" além da resistência, porém, na Bahia, este tipo de madeira é difícil de se encontrar, para a obtenção deve-se encomendar de outros estados.
A madeira Balsa foi escolhida para montar a estrutura da asa, o esqueleto. Visto que por pesquisas realizadas pelo grupo podemos confirma que está madeira é leve, já foi utilizada em planadores e obteve êxito, é de fácil trabalhabilidade, é uma madeira que cresce rapidamente. Um dos motivos da madeira ser leve é que o ar ocupa suas células quando a madeira seca e possui um peso específico (g/cm³): 0,13 a 0,20.
Para a função estrutural, ou seja, a longarina utilizaremos a madeira Freijó:
A madeira Freijó é de fácil obtenção no nordeste por conta da arvore que a madeira é obtida é nativa, além do fácil manejo e durabilidade, (em outro post, iremos falar sobre ensaios de tração desta madeira).
Exemplo de um aeromodelo em madeira balsa
Para o fechamento das asas, ou seja, para que seja sólido, para o planador voe, temos muitos materiais leves que podem ser utilizados:
Plástico contact:
O plástico contact será utilizado para o fechamento da asa com o formato do perfil, é um material barato, de fácil obtenção e durável para o nosso projeto.
Para a fuselagem do nosso planador, (haverá um post mais a frente apenas com este tópico) utilizaremos a fibra de vidro:
Fibra de vidro: "O filamento de vidro tem uma resistência específica mais alta que o aço, o que possibilita o desenvolvimento de compostos de alto desempenho. É um material maleável, que pode ser moldado em temperaturas mais altas. A manta de vidro, coberta por resinas e catalisadores, é bastante usada em utensílios feitos por amadores, por conta da sua facilidade de manuseio. " Como visto, a fibra de vidro pode ser bem utilizada no projeto, porém é um artigo muito caro, o kilo da fibra de vidro pode variar de R$: 50 a 200.
Fontes das pesquisas:
http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=79136
Nenhum comentário:
Postar um comentário