domingo, 15 de novembro de 2015

Fabricação da fuselagem do planador

Boa noite, este post é referente à fabricação da fuselagem do planador, antes de mostrar o processo e o final, vamos falar sobre o que aconteceu anteriormente a fabricação.

No dia 10/11/2015, tivemos uma reunião com o orientador, no qual, nos guiou sobre como iríamos fabricar e projetar o nosso planador. A equipe estava com a ideia de fazer a primeira versão da fuselagem de PET, porém, ficaria muito pesado, então, o professor Guilherme, nos recomendou a pesquisa de planadores com lançamento manual. Em analise as pesquisas, averiguamos que os corpos (fuselagem) são muito pequenos e finos em comparação a asa, como se fossem "gravetos".

Imagem 1- Modelo clássico de aeroplanador
fonte: http://www.dinizesteves.com.br acesso em 15/11/2015

Partindo deste principio, iríamos fabricar o nosso "graveto", com uma PET de 360 ml, pvc, madeira freijó, cola de contato e fita crepe.

Inicialmente, utilizaremos a pet como meio aerodinâmico, além da concentração de massa no bico na pet, para balancear o aeroplano, para que o centro de massa, não fique muito na frente, ou muito atrás. O peso da pet não foi calculado, apenas empírico, no qual, se o centro de massa da fuselagem ficasse posicionado mais atrás, poderíamos por um peso qualquer na pet. O corpo foi feito de PVC em tiras, enrolado em forma de espiral adquirindo uma alta rigidez mecânica para flexão (principal esforço atuante na fuselagem. 

O corpo tem ao todo 800 mm, de uma ponta a outra, com espessura váriavel, em que, no rabo é de 15mm, já na ponta, é váriavel a espessura de uma PET de 360 ml Indaia. 

Imagem 2- Foto da fuselagem de perfil
Fonte: Autores, 2015 
  Imagem 3- Comprimento da fuselagem
Fonte: Autores, 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário